segunda-feira, 25 de abril de 2016

Normas para elaboração de Resenhas - 2º E.M. Arcadas e 3º Anos Maya

Normas para a elaboração de uma resenha
 Definições:
Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra científica. Resenha é a apreciação de uma obra de forma avaliativa e crítica, apresentando suas linhas de pesquisa sintetizadas em conteúdos relevantes para o entendimento do leitor.
Trata-se de um trabalho acadêmico que contém a apresentação do conteúdo de um livro ou artigo, filme ou palestras, e sua apreciação crítica. Fazer uma resenha é o mesmo que fazer uma recensão (que significa apreciação breve de um livro ou de um escrito), ou seja, trata-se de resumir de maneira clara e sucinta um livro ou filme, artigo ou qualquer tipo de texto científico. Resenha é a apresentação do conteúdo e uma obra.
Consiste na leitura, no resumo e na critica, com o intuito de formular um conceito sobre o material.
 Objetivos:
 Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificação do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista. Tem o objetivo de estimular o aluno a compreender e criticar.
Roteiro para elaboração de uma resenha:
a)      Uma leitura global da obra;
b)       Segunda leitura, no entanto mais analítica, levantando (selecionando) as ideias e argumentos do autor;
c)       Sintetização dos dados selecionados;
d)      Posicionamento crítico para construção da resenha;
e)      Pesquisa, se necessário, para facilitar as argumentações;
f)       Produção do texto propriamente dita.

Dados a serem apresentados em uma resenha: Toda resenha deve ser, o mais bem identificada possível, daí, devem constar:

 · O título (ou cabeçalho contendo o nome da instituição de ensino, título da resenha com identificação do texto resenhado, autor/a da resenha, objetivo do trabalho, local e data).
· A referência bibliográfica da obra (citação completa da fonte, podendo constar alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada).
· Texto dissertativo: Síntese do conteúdo caracterizando a área do conhecimento e o objetivo do autor. (Introdução, corpo principal do texto - uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica).
 · A avaliação crítica, argumentativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas e/ou na própria obra; posicionamento final quanto ao artigo em si; que deverá levar em consideração os seguintes pontos:


- Conteúdo, objetivo(s) e destinatário(s)
- Plano estrutural e desenvolvimento lógico da temática.
- Linguagem, vocabulário e estilo do autor.
- Valor do texto para determinada área de conhecimento.

 · Referências bibliográficas de acordo com a ABNT. Apresentação Gráfica
 · Papel A4 (210x297)
· Margens: Margem superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm.
 · Caracteres (fontes): Arial, tamanho 12;
· Títulos e subtítulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado;
 · Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto e nas referências: simples.

CONSIDERAÇÕES:
Antes de começar a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito uma boa leitura do texto. O autor da resenha deve possuir um conhecimento sobre o assunto abordado, uma vez que se prestará a dar opinião formada fundamentada na própria obra ou outras bibliografias.
 Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar as falhas sem entrar em detalhes, pois o objetivo é informar. A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questão e situá-lo no assunto da melhor maneira possível.
O texto deve ser claro, inteligível e dinâmico.
O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a à leitura do texto resenhado. A estrutura geral de uma resenha não se difere de um texto dissertativo, na qual se observa uma introdução, o desenvolvimento e as considerações finais, sempre recalcadas, no entanto, nas opiniões críticas do autor, embasadas em argumentos de certa originalidade, coerência e profundidade. Caso haja necessidade de citação do próprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referência bibliográfica.


Obs.: Para as resenhas realizadas em sala de aula e escritas à mão, desconsiderar a apresentação gráfica apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regiões Geoeconômicas: Amazônia