Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Geografia das Religiões

Boa tarde caros alunos do 3º Ano E.M. Escola Sylvio Maya.

Segue assunto interessante da matéria em pauta, para mais informações.
Abraço
Professora Daiane

GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

Existe um ramo da Geografia que tem como objetivo aplicar o tema da religião associado ao da geografia. Este ramo é chamado de Geografia das Religiões. A compreensão do fenômeno da fé e o entendimento da religiosidade na espécie humana são alguns dos aspectos buscados por este ramo da Geografia, abordando o papel do sagrado e do profano na organização espacial.
Esta preocupação com a distribuição da religião vem desde períodos mais antigos. Estudos sobre a frequência territorial das religiões, assim como estudos das crenças como produto da prática humana e suas expressões, já faziam parte da Geografia.
O etnocentrismo, que é a mania que algumas pessoas têm de achar que sua religião é a base de todas as outras, também é estudado pela Geografia das Religiões. Este ramo não é muito conhecido, pois acaba sendo abafado por outras áreas da Geografia, como a urbana, a rural, política, etc.
O fenômeno religioso, sua distribuição e morfologia na paisagem cultural foram levados em consideração nos primeiros estudos, realizados no início do século XX nos Estados Unidos e Alemanha.
O CRESCIMENTO DA GEOGRAFIA NAS RELIGIÕES
Depois da Segunda Guerra Mundial, os geógrafos começaram a ter mais interesse por esta área. A obra “Géographie et religions“, de Pierre Deffontaines, foi uma das pioneiras, publicada em 1948. Na década de 70, Maximilien Sorre publicou artigos analisando as atividades religiosas e seus efeitos no espaço social.
Depois desses dois trabalhos, vieram Claude Raffestin e Paul Claval, autor de considerações sobre a combinação geografia e religião. Mais recentemente o geógrafo M. Buttner fez considerações acerca da conveniência do estudo religioso e sua relação geográfica.
O primeiro estudo relevante feito no Brasil, nesta área, ocorreu em 1972, de autoria de Maria Cecília França, uma tese de doutorado para a USP de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário