Total de visualizações de página

domingo, 8 de março de 2015

Domínios Morfoclimáticos

 

Domínios Morfoclimáticos 


Uma grande dificuldade quando se pretende dividir um território em paisagens naturais é que os limites dos seus elementos em geral não coincidem.
Nem sempre o clima ou a vegetação são semelhantes em toda a sua extensão, como por exemplo, o planalto. Determinado tipo de clima pode abranger um planalto e uma planície, bem como vários tipos de vegetações.
Esse problema pode ser resolvido em áreas de transição, há áreas em que ocorre certa semelhança, em toda a sua extensão, do tipo de clima, relevo, hidrografia, vegetação e solo.
Outra dificuldade para dividir um território em paisagens naturais é o fato de não existir nenhuma regra geral para isso. Antigamente, costumava-se considerar o clima (ligado às latitudes) como determinante, dividindo-se as paisagens naturais do globo em zonas tropicais, temperadas, subtropical e etc.
O clima não é mais estudado como dependente apenas da latitude, mas principalmente da dinâmica atmosférica, da ação das massas de ar. Temos como exemplo a caatinga e o clima semi-árido no sertão nordestino ou a cobertura florestal da porção litorânea do país, desde o nordeste até o sul.
Por causa disso, não se usa mais, mesmo para o Brasil, o termo zona e sim domínio – conjunto natural em que há interação entre os elementos e o relevo, clima ou vegetação, que são determinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário