Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Terremoto no Nepal



Boa noite alunos !!!!

Devido a ocorrência do terremoto ocorrido ontem, das 3:11 h no horário de Brasília, estou postando para vocês algumas informações esclarecedoras.

O Nepal, que fica entre Katmandu e Pokhara (cidades extremamente pobres e populosas), situam-se num vale rodeado pelo Himalaia.

A magnitude foi de 7,8 e a terra também tremeu na índia, China e Paquistão. O tremor arrasou quase metade do Nepal e os tremores ocorreram simultaneamente.
A avalanche no Monte Everest matou várias pessoas.


Epicentro é a parte da superfície terrestre onde se registra a maior intensidade de um terremoto. Sua ocorrência se dá acima do hipocentro, o local interno da Terra, onde ocorre o terremoto.

 Muitas vezes, costuma-se dizer que ocorreu um terremoto em determinado local, mas nem sempre isso é verdade. É comum as pessoas terem sentido tão somente as ondas sísmicas, que se originam a partir do hipocentro, mas podem atingir centenas de quilômetros de distância.  Mas, o que é um terremoto? Veja essa definição, segundo o portal "UOL educação" (clique em "continue lendo"). 


Causas e efeitos dos abalos sísmicos

Tremores ou vibrações da superfície da crosta terrestre, de diferentes intensidades e variadas dimensões, vêm sacudindo nosso planeta há bilhões de anos. Suas causas, porém, permaneciam desconhecidas até a década de 1960. A partir dessa época, com a invenção dos sismógrafos - aparelhos capazes de registrar as ondas sísmicas ou sismos (movimentos súbitos ou tremores na Terra) -, foi possível dar início ao mapeamento de milhares de epicentros (pontos da superfície da Terra onde primeiramente chega uma onda sísmica). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário