Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de abril de 2015

O QUE É GLOBALIZAÇÃO?

O QUE É GLOBALIZAÇÃO?

           Globalização é um assunto complicado de se explicar, mas é fácil entender analisando o que você faz no seu dia-a-dia:
              Vamos lá:
           Você acorda e vê que horas são no celular Nokia que é da Finlândia, ou no LG que é sul-coreano, ou ainda no Samsung que também é da Coréia do Sul, depois escova os dentes com um creme dental Colgate, que é dos EUA e usa anti-séptico bucal Listerine, também dos EUA. Só no acordar, você não usou nenhum produto de seu país (Brasil), mas vamos prosseguir o dia.
           Você vai à escola às 6:45 h com um Chevrolet (EUA), ou com a Van e ônibus que é da Mercedes (Alemã), e a roupa que você vai pra escola é da Lacoste, que é uma marca Francesa, ou ainda com uma blusa da Zara que é Espanhola, e com um tênis Nike, que é americano.
              Ao chegar em casa, você liga o computador que é da Semp Toshiba (Japonesa), com sistema operacional Windows (EUA), e acessa o MSN (EUA), e o facebook (EUA), e o Twitter (EUA), ouvindo suas músicas prediletas no Youtube (EUA), de cantores famosos do mundo inteiro.
              Isso nos faz perceber que usamos vários produtos estrangeiros todo o tempo.
              Isso é globalização?
           Sim, podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
             Também é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas, de forma rápida e eficiente.

OS DOIS LADOS DA GLOBALIZAÇÃO
             
Lado bom: Conforto, com TV da China, Home Theater do Japão, sofá da França, tapete da Indonésia, ar condicionado dos EUA.

Com o aumento da "Globalização", nossa vida, mesmo sem percebermos, está em constante mudança. Nossa casa fica confortável e bonita, pois os belos móveis vendidos em países distantes, começam a ser vendido e fabricados em nosso país.

Por causa da Globalização, a tecnologia foi uma das coisas que mais avançou no Planeta. Um exemplo básico da evolução é o computador, que antes tinha o tamanho de uma sala e agora cabe em seu bolso.

O primeiro computador que era do tamanho de uma sala, chamava-se ENAC.

Lado ruim: Consumismo, que é o ato de consumir produtos ou serviços indiscriminadamente, sem saber se são nocivos ou prejudiciais para nossa saúde ou para o meio ambiente. As pessoas querem ter tudo, mesmo sem precisar.

A desigualdade social, que é um problema que afeta a maioria dos países, principalmente os menos desenvolvidos, onde posso citar o Brasil e a África, onde alguns ganham quanto querem, comem o que querem, enquanto a grande maioria não tem nem o básico, água e comida.

Com os países em desenvolvimento, foram instaladas muitas fábricas, que soltam gases tóxicos na atmosfera, destruindo as belezas naturais de nosso planeta.

Com tudo o que existe, a Globalização tem seus benefícios e seus malefícios, mas se os governantes dos países se organizarem para decidir um jeito desse processo ajudar o desenvolvimento do Planeta, e oferecer muitos benefícios para os habitantes, a globalização seria entendida por todos.

             

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário