terça-feira, 22 de março de 2016

História da marca Vans - 9º Escola Francisco - Curiosidade dos alunos.

Boa tarde meus queridos, segue história da marca Vans como prometido.


Abraço à todos.
Professora Daiane


Criada na agitada Califórnia em plenos anos 60, a VANS está envolvida com a cultura ligada ao skate e com a evolução do esporte, sem perder a originalidade. Dos clássicos aos modernos, a marca californiana possui uma enorme variedade de modelos de tênis, roupas a acessórios, todos dedicados às antigas e novas gerações de skatistas, além de ser uma das preferidas de moderninhos e descolados.

A históriaTudo começou exatamente no dia 16 de março de 1966 na cidade californiana de Anaheim quando os irmãos Paul e James Van Doren, com a ajuda de três outros sócios, entre os quais Gordon C. Lee e Serge D’Elia, inauguraram uma modesta loja para a venda de calçados esportivos para skatistas. Inicialmente os irmãos tinham apenas uma amostra do tênis, todo em lona, sem forro, com solado vulcanizado, extremamente leve e maleável, cuja produção era feita em um local adjacente à loja. No primeiro dia de funcionamento a nova empresa, batizada de VAN DOREN RUBBER COMPANY, vendeu 12 pares de um tênis cujo nome era Deck Shoes, hoje em dia conhecido como VANS AUTHENTIC. Na época a empresa era a única que produzia seus produtos e os vendia diretamente à um público alvo específico. Em pouco tempo a marca saltou dos tênis comuns para modelos de competição e um de seus fundadores tornou-se um corredor de maratonas para poder testar os protótipos.


No início da década de 70 a marca se popularizou e cresceu, o que culminou com encomendas de modelos de tênis feitos especialmente para o Departamento de Defesa Norte Americano e para a Força Aérea dos Estados Unidos. Não demorou muito para os skatistas, público alvo da marca, aderirem em peso ao solado vulcanizado, que ajudava na aderência para efetuar manobras. O mesmo público que consumia os tênis foi responsável pelo apelido que, mais tarde, se tornaria o nome oficial da marca: VANS. Nessa época a maioria dos skatistas do sul da Califórnia já era visto calçando um tênis VANS nos pés. Em 1975, a marca inovou ao lançar o modelo Vans #95, hoje conhecido como VANS ERA, um tênis cujo design foi feito pelos skatistas Tony Alva e Stacy Peralta. Este modelo viria a se tornar um dos mais populares da marca entre os skatistas, principalmente devido ao seu design diferenciado e suas combinações de cores diferentes das vistas até então no mercado. Pouco depois, em 1976, surgiria outro ícone da marca californiana: STYLE 36, conhecido hoje como OLD SKOOL e primeiro tênis a contar com a tradicional listra lateral (“Sidestripe”). O cano alto deste modelo, conhecido como sk8-hi, seria lançado pouco depois.


Já em 1979, a VANS introduziu um novo modelo no mercado, chamado Vans #44, também conhecido como SLIP-ON, e com a ajuda de ciclistas de BMX, esse tênis se tornou altamente popular na época, fazendo com a empresa vendesse seus produtos nacionalmente e internacionalmente, incluindo a inauguração de 70 novas lojas pelo estado da Califórnia. Na década de 80, os tênis da marca se tornaram um símbolo da geração Punk Rock e Hard Rock, passando a fazer parte do vestuário de várias bandas famosas da época, impulsionando assim a VANS ao sucesso. A marca também ganhou enorme popularidade em 1982, quando o ator Sean Penn utilizou um SLIP-ON, o tradicional tênis quadriculado da marca, no filme Fast Times at Ridgemont High (Picardias Estudantis).


Apesar disto, a empresa começou a enfrentar um grande problema. O skate, seu principal mercado, passava por uma crise e, consequentemente, os investidores do esporte passaram a sofrer com isto. Pensando mais uma vez em inovar, a empresa resolveu apostar na diversificação de sua linha de produto fabricando tênis para baseball, basquete, luta livre e futebol americano, tentando competir com as grandes marcas esportivas. E quase faliu. Superada a fase difícil a demanda pelos calçados da empresa continuava crescendo, sendo que, em 1987, mais de dois milhões de pares foram vendidos. As vendas internacionais, particularmente no México e na Europa, cresciam a um ritmo de 10%. Em 1988 a VANS foi vendida para o fundo de investimento McCown De Leeuw & Co. E a primeira ação dos novos proprietários foi investir em outros produtos como bolsas, mochilas e roupas. Além disso, o tênis, tradicional “carro chefe” da marca, disponível em mais de 200 modelos diferentes, teve sua produção aumentada ainda mais. A essa altura, a empresa já tinha filiais espalhadas pelo mundo todo e o sucesso já era notável. Em 1995 a marca ampliou ainda mais seu portfólio de produtos com o lançamento das botas para snowboarding.


O rápido crescimento da marca nos anos seguintes se deveu também a diversificação de sua linha de calçados, desenvolvidos para outros esportes ao ar livre, além da ampliação da linha de tênis assinadas por skatistas consagrados, como Geoff Rowley e Cory Nastazio, e uma linha de calçados femininos que mudavam de cor quando expostos a luz ultravioleta. Foi então que em 2004 a V.F Corporation, mesma fabricante da marca de calças jeans LEE demonstrou interesse em adquirir a marca. E por nada menos que US$ 396 milhões comprou a VANS, tendo ainda como um dos principais colaboradores e investidores Steve Van Doren, um dos fundadores da marca. Ainda neste ano a marca inovou ao disponibilizar em seu site o VANS CUSTOMS, onde os consumidores poderiam customizar seus próprios tênis. Hoje em dia a VANS apóia e patrocina não somente o skate, mas também o surfe e o snowboarding, além de estampar sua marca em grandes eventos de música e entretenimento.


Uma loja radicalA loja da VANS situada na cidade californiana de Orange County é simplesmente um delírio para quem gosta de skate. Além de oferecer a completa linha de produtos da marca, a loja possui, nos fundos, uma enorme pista de madeira de 4.300 m2 com os mais variados obstáculos e uma área específica para iniciantes do skate. O material de proteção pode ser adquirido na loja ou alugado no local. A loja inaugurada em 1998 é conhecida como VANS SKATEPARK.


A evolução visualA identidade visual da marca passou apenas por uma modificação ao longo dos anos, quando ganhou uma tipologia de letra mais larga e forte, além de perder a apóstrofe.


A marca também usa diferentes identidades visuais para suas linhas de produtos, como por exemplo, os calçados para skate, que utiliza como logotipo a tradicional frase “Vans off the wall”.


Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 16 de março de 1966● Fundador: Paul e James Van Doren● Sede mundial: Cypress, Califórnia● Proprietário da marca: VF Corporation● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Eric Wiseman● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Lojas: + 280● Presença global: 90 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 700
● Segmento: Moda esportiva● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios● Concorrentes diretos: Converse All-Star, *ecko Unltd. e Element● Ícones: O solado vulcanizado dos tenis● Slogan: The original since 1966.● Website: www.vans.com

A marca no mundoAtualmente a VANS comercializa sua gama de produtos, que além dos tênis, inclui roupas e acessórios no estilo streetwear, através de 280 lojas próprias, revendedores autorizados e lojas multimarcas em mais de 90 países ao redor do mundo.

Você sabia? Foi na década de 70 que a marca cunhou o famoso slogan “Vans of the wall” para sua linha de calçados para skatistas.
 A marca foi pioneira na criação de tênis com solado vulcanizado próprio para prática de esportes de ação como o skate.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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