Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Água no Planeta Terra

 

 Nosso planeta muitas vezes é desenhado como uma "majestosa bola azul" com detalhes marrons, que seriam os continentes. Não é à toa que a Terra também conhecida como 'Planeta Água', afinal, essa substância é muito abundante aqui.

Que a maior parte do nosso planeta é coberta de água, isso é algo que todos conhecem... mas você já se perguntou quanto do nosso planeta é realmente composto de água? Bem, a resposta pra essa questão é um pouco mais complicada do que imaginamos. Devemos levar vários fatores em questão, mas a princípio, podemos afirmar que a água preenche 71% da superfície da Terra, enquanto que 29% é composto por continentes e ilhas.




96,5 de toda a água da Terra está nos oceanos como água salgada, enquanto que apenas 3,5% são lagos de água doce e água congelada presa em geleiras ou calotas polares. Quase toda a água doce do mundo está em forma de gelo: 69% pra ser mais exato. Se pudéssemos derreter todo esse gelo (e se a superfície da Terra fosse plana), os níveis do mar subiriam a uma altitude de 2,7 km.

toda a água do mundo
A gota maior representa toda a água do mundo, a do meio mostra toda água doce, e o pequeno ponto azul
(abaixo dos outros dois) representa a água doce dos rios e lagos da Terra.
Créditos: Howard Perlman / Woods Hole Oceanographic Institute

Além da água em forma de gelo, existe também uma quantidade surpreendente de água doce em forma líquida, sob a superfície da Terra. Se pudéssemos reunir toda a água doce (líquida) da Terra em uma única gota gigante (como mostra na imagem), estima-se que essa gota iria medir cerca de 1.386 milhões de quilômetros cúbicos (km3) em volume. Apesar de parecer muito, repare que a gota maior de água só existe quando incluímos toda a água salgada nessa conta...




Enquanto isso, a quantidade de água doce que existe em rios, lagos, córregos e abaixo da superfície, constituiria pouco mais de 10,6 milhões de km3, o que representa cerca de 0,7% de tudo isso. Visto neste contexto, o caráter limitado e precioso da água doce se torna verdadeiramente claro!

Mas quanto da Terra é água de fato? Qual a porcentagem de água na Terra? Isso inclui toda a água da Terra, e toda a massa do planeta (não apenas sua superfície). A resposta é de assustar!




Enquanto que a água cobre 71% da superfície da Terra, ela representa APENAS 0,02% da massa total do nosso planeta! Segundo os cientistas, a massa total dos oceanos da Terra é de 1,35 x 10¹8 toneladas métricas, o que representa 1/4400 da massa total da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário