Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Significado de Região Metropolitana - 7º Anos - Integrado

Região metropolitana é o conjunto de diferentes municípios próximos e interligados entre si, normalmente construída ao redor de uma metrópole, uma cidade central e mais desenvolvida

Por exemplo, o Rio de Janeiro é a cidade-sede da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que é formada por outros municípios (cidades-satélites), como: Duque de Caxias, Niterói, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, entre outros.
Existem várias vantagens e desvantagens em viver nas áreas metropolitanas, sendo as principais qualidades a disponibilidade de uma vasta opção de serviços públicos e particulares de transporte para as diferentes zonas da região, o amplo mercado de trabalho e a grande infraestrutura de serviços, sejam pagos ou gratuitos.
Por outro lado, a poluição, o elevado custo de vida, os engarrafamentos (devido ao grande número de veículos) e o alto índice de criminalidade são algumas das principais desvantagens das regiões metropolitanas.

Região metropolitana brasileira

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 determina que são os governos estaduais os responsáveis por estipular as regiões metropolitanas de seus respectivos estados, através de leis. Desta forma, os governos ganham autonomia para planejar e aplicar os melhores projetos de infraestrutura e integração dos interesses públicos coletivos.
Para que determinada área seja declarada região metropolitana é preciso o cumprimento de algumas especificações, como o número de habitantes da cidade central (megalópole), que deve ser igual ou superior aos 800 mil.
Mas, dependendo das características da região, uma área pode ser declarada metropolitana mesmo com uma população inferior aos 800 mil habitantes na cidade central. Neste caso, as chamadas regiões metropolitanas emergentes precisam ter uma densidade demográfica igual ou superior a 60 habitantes por km2, ter mais de 65% da população economicamente ativa e trabalhando em atividades urbanas, entre outras condições.
Atualmente, existem 70 regiões metropolitanas no Brasil, dividas entre os principais centros urbanos do país, sendo os estados da Paraíba, Paraná e Santa Catarina com maior quantidade de regiões metropolitanas no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário