Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

As revoluções : Haiti e Cuba

Haiti e Cuba: Revoluções. Localização na América Central.

No mapa vemos a América Central Continental (parte do istmo) que liga a América do Norte e a do Sul e a América Central Insular (formada pelas ilhas) que pode ser dividida em Pequenas Antilhas e Grandes Antilhas. Região também denominada de Caribe.

Haiti e Cuba são países da América Central Insular (ilhas) que tiveram histórico semelhantes em suas colonizações. Ambos os países foram ocupados pelos espanhóis a principio, e tiveram seus territórios explorados para produção de cana-de-açúcar.

O Haiti.
Ocupa parte ocidental da ilha que foi chamada de Hispaniola pelos espanhóis. Hoje essa ilha é dividida entre o Haiti e a República Dominicana. A ilha foi passada a França em 1697 pelo de Tratado de Ryswick. Em 1804, uma revolução popular tornou o país o primeiro da América Latina a ser tornar independente. O Haiti fez uma revolução nos moldes da revolução francesa, mas não conseguiu dar caráter popular permanente, acabou ficando submetido a estrutura política imposta pela elite. Que o tornou um grande centro produtor de açucar explorando a mão-de-obra da população local.
Ocupado pelos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX, passou, após a segunda guerra mundial, por vários períodos de ditadura. Em 2004 a ONU é chamada a intervir no país, onde as tropas brasileiras exercem um papel de liderança até os dias de hoje. Um terremoto no Haiti no início deste ano praticamente acabou de desestruturar a economia do país, que agora vive uma dura reconstrução. É considerado o país mais pobre do Continente Americano.
Dados.
Área - 27.750 Km²;
População - 10.032.619;
PIB - 5.869 milhões de dólares;
IDH - 0,532;
Taxa de alfabetização - 62,1%.

Cuba.
Semelhante ao Haiti, Cuba também teve em seu comando uma elite que usava os recursos naturais do país para seu benefício, em especial a produção de açucar. Foi dominada pelos Estados Unidos por um curto período (1898-1902), depois instaurou-se no país um governo pró Estados Unidos que fixou no território cubano a base naval de Guantânamo, mantida até hoje.
Cuba teve um relativo sucesso numa revolução socialista em 1959. A revolução foi comandada por Fidel Castro e Che Guevara que instauraram no país um regime econômico de economia planificada sob comando do Estado.
Em pouco tempo Cuba se aliou à União Soviética e conseguiu enfrentar o bloqueio econômico e político que os Estados Unidos impuseram a ilha. Teve significativos progressos na parte social na década de 1970. Desenvolveram tecnologia na área da medicina e os serviços sociais como saúde e educação apresentaram índices de países desenvolvidos.
Com o fim da União Soviética, em 1991, o país enfrentou grandes crises, mas vem se recuperando satisfatoriamente, principalmente devido ao turismo.

Dados.
Área - 110.861.112 Km²;
População - 11.204.180;
PIB - 52.298 milhões de dólares;
IDH - 0,883;
Taxa de alfabetização - 99,8%.

Referências:
ADAS, Melhen. Geografia da América: aspectos da geografia física e social. São Paulo: Moderna.1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário